O simples é incrível
O Pesto Pizzas é o melhor de nós para todos vocês. Somos Diogo e Nayara, um casal apaixonado por pizzas! Nossa pizzaria nasceu da nossa paixão pela pizza, sua história, trajetória e momentos. Após mais de dois anos estudando, pesquisando, formatando e uma série de outros tantos gerúndios, nós finalmente decidimos largar nossas carreiras no mundo corporativo e acadêmico para tornar o sonho realidade.
Nascemos com a proposta de ser um lugar simples, que honra a trajetória das mais famosas pizzarias no mundo como a Antica Pizzeria Port'Alba (1838), L'Antica Pizzeria da Michele (1870), na Itália; ou a Lombardi’s (1905) e a Totonno’s (1924), em Nova York; ou mesmo a extinta pizzaria Santa Genoveva e a tradicional Cantina Castelões (1924), em São Paulo, que até hoje atende no mesmo lugar e que criou o sabor de Calabresa que tanto amamos. No entanto, toda essa tradição tem seu ponto de encontro com o nosso tempo, com o nosso estilo simples e de excelência acima de tudo. Não temos serviço de mesa, brinquedoteca, vallet ou algo do tipo. Nossa proposta é ser um lugar pequeno e que foque em entregar uma pizza de qualidade e com um sabor único. E que você consiga comer com a mão, no prato, com azeite, catchup... o importante é ser você.
Uma paixão que atravessa épocas
Se olharmos a cronologia da Pizza no mundo desde a sua comercialização, tudo começou com as pizzas sendo vendidas nas ruas e praças em fatias, depois vieram as clássicas pizzarias na Itália, como a Antica Pizzeria Port'Alba (1838), L'Antica Pizzeria da Michele (1870) que pasmem, funcionam até hoje com suas famosas pizzas no estilo napolitano.
Depois disso a pizza chegou aqui na América graças aos imigrantes italianos que fundaram algumas icônicas pizzarias que existem até hoje como a Lombardi’s (primeira pizzaria de NY, aberta em 1905) e a Totonno's (também em NY, fundada em 1924), criando assim as conhecidas pizzas no estilo nova-iorquino.
Já no Brasil a pizza chegou no bairro do Brás em São Paulo, com a extinta pizzaria Santa Genoveva e a tradicional Cantina Castelões (1924) que até hoje atende no mesmo lugar e que criou o sabor de Calabresa que tanto amamos. Com isso, um novo estilo de pizzas foi criado, a paulistana.
Um outro marco nessa história foi a industrialização das pizzas pelas grandes redes como a Domino’s (1960), Papa John (1984) e Pizza Hut (1958). Que apesar de terem perdido sua essência no meio do caminho, elas conseguiram levar a pizza pra lugares inimagináveis.
Nossas referências
As nossas principais referências serão a Pizzeria da Michele, Totonno’s, Castelões e Domino’s além da Roberta’s e Braz Elettrica. A Pizzeria da Michele foi fundada em Nápoles. No Brasil, talvez poucas pessoas conheçam toda a representatividade que as pizzas da Michele possuem na Itália e Europa. Desde 1870 eles não abriram mão da essência de produzir suas pizzas com a mesma técnica de longa fermentação (o que deixa a pizza levinha) e a utilização de insumos fresquinhos, como manjericão, queijo do dia... Fora a simplicidade do cardápio, que possui apenas DUAS opções de sabores. A segunda é a Tottonos, que já existe há mais de 96 anos no bairro do Brooklin em NY. Lá a influência napolitana ganhou um toque americano, o que resultou em pizzas crocantes, servidas em fatias generosas e que são comidas com as mãos. A terceira é a Pizzaria Castelões, que abriu em 1924 no bairro do Brás em SP. Nessa época, os Pizzaiolos não tinham acesso a produtos importados, mas tinham toda a técnica vinda da Itália. E eles precisaram ter muita personalidade em adaptar os sabores napolitanos aos ingredientes brasileiros disponíveis na época. Lá as pizzas são servidas nas mesinhas com as tradicionais toalhas quadriculadas e as pessoas vão até hoje pela comida boa e não por status. E pra fechar, a Domino’s entra como nossa inspiração em fazer tudo isso girar através do melhor atendimento e experiência ao cliente. Porque por mais que os produtos hoje tenham uma pegada industrializada, eles conseguiram levar a pizza para mais de 80 países e se tornaram a maior rede de entregas do mundo.